Trocar a bateria da Placa Mãe

Veja neste artigo como proceder a troca da bateria de sua placa mãe e os principais sintomas que indicam que este procedimento se faz necessário.

Todo computador e notebook possui  em sua placa mãe uma bateria de lítio de 3 volts que serve para alimentar a memória de configuração dela (também chamada de CMOS) e alimentar o relógio que marca a data e a hora do micro.

Foto bateria 2032

Os sintomas causados pela ausência ou desgaste dessa bateria são a desconfiguração do setup, ocasionando mensagens durante o boot,  e o atraso na data e hora do computador.

imagem de erro data time no setup do computador

É perfeitamente possível iniciar e usar o computador sem a bateria de lítio ou com ela descarregada ,no entanto, toda vez que ligar a máquina terá de realizar a configuração do setup ou acertar a data e hora no Windows, já que os navegadores não aceitam conexão com essas informações incorretas.

As baterias de lítio são vendidas em cartelas e você poderá encontrá-las em qualquer loja de eletrônicos ou até mesmo no camelô da esquina e custam em torno de R$3,00 cada  dependendo da região.

foto cartela de bateria 2032

O procedimento para troca é bastante simples quando se trata de computador

Abra o equipamento, localize a bateria na placa mãe, remova com cuidado usando uma pequena chave de fenda e coloque outra em seu lugar.

como trocar a bateria da placa mãe

Em casos de notebook a dificuldade vai variar dependendo da localização dela na placa, pode ser uma tarefa simples que não levará mais do que 5 minutos ou bem complicada onde você terá de desmontar o aparelho inteiro como no caso da imagem abaixo.

foto de um notebook desmontado para trocar bateria de lítio

 

1 comentário

  1. Pingback: Reset da bios da placa mãe - Clear CMOS - Kanal do Kadu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.